A escolha de morar em condomínios tem sido cada dia mais comum nas grandes cidades, isso porque essa vivência traz experiências e impactos diferentes para a nossa vida quando comparamos com a experiência de morar em uma casa.
Ao longo dos anos, a quantidade de condomínios vêm se multiplicando e mais pessoas reconhecem os benefícios de se morar em um conjunto. Em meio a uma série de vantagens, a que mais se destaca é a de desfrutar dos benefícios da coletividade, sem abrir mão da sua privacidade e individualidade dentro da sua própria casa. E isso se aplica para os mais diversos tipos de famílias: recém-casados, aposentados, pais com filhos, pessoas que moram sozinhas, amigos, etc.
Listamos as 8 vantagens de se morar em um condomínio, confira abaixo:
1- Ter um clube em casa!
Já imaginou ter um clube a poucos “andares” de casa? Os condomínios mais novos e modernos oferecem aos seus moradores uma grande área de lazer compartilhada. Essa área muitas vezes é dotada com piscinas adulto e infantil, salão de festas, brinquedoteca, parquinho, quadra, espaço gourmet, churrasqueira e muito mais. Tudo o que você precisa para se divertir sem sair de “casa”!
2- Mais segurança.
Com a violência que tomou conta do nosso país, morar com segurança é uma grande vantagem. Em condomínio de vários prédios, a segurança é feita com muito cuidado. Os prédios modernos, como o Top Club Residencial, possuem uma clausura de pedestres, o que permite um controle de acesso mais rigoroso às áreas comuns do prédio, fazendo o registro de entrada e saída para visitantes, assim também como vigilâncias por câmeras, além de circuitos internos, TV e interfones.
Outra vantagem é ter a liberdade de viajar sabendo que o seu apartamento está protegido.
3- Comunidade.
Construir laços, fazer novos amigos e voltar a viver como nos antigos “bairros” é uma das vantagens de morar em um condomínio. A convivência coletiva com a vizinhança nas áreas comuns estimula novos eventos como: comemorações de datas especiais, times de futebol composto por moradores e também grupos de mães .
As mais beneficiadas por esse senso de comunidade são as crianças. Já que as mesmas podem brincar de forma mais livre e em segurança, sob os olhares coletivos.
4- Menos burocracia.
Já imaginou não precisar se preocupar com o recebimento e administração das contas de casa, correspondências e toda aquela parte burocrática que relacionada a inspeções e visitas a órgãos de segurança?
Morar em um condomínio torna a vida mais fácil e simples em relação a essas providências. Já que a administração do prédio é quem fica responsável por estas burocracias e a única preocupação do morador é simplesmente pagar as contas mensais.
5- Espaços bem cuidados.
Outra grande vantagem de se morar em um condomínio é poder usufruir e aproveitar as áreas sociais e de lazer, sem precisar se preocupar com a limpeza, conservação ou manutenção técnica desses espaços. Isso porque os serviços de limpeza, jardinagem e manutenção das áreas são responsabilidades da administração e são rateados por todos os moradores.
6- Poder de decisão.
Você sabia que todos os moradores que são adimplentes, podem dar sua opinião diante as mudanças e melhorias no conjunto? Mesmo os condôminos não sendo os responsáveis pelas questões que referentes à limpeza e conservação das áreas de lazer e social, nem mesmo pelos aspectos de administração, podem participar, durante as assembleias das decisões do prédio.
Dessa forma ele garante que suas opiniões sobre as necessidades do condomínio sejam ouvidas e pode votar em todas as decisões.
7- Lei do condomínio.
Você sabia que os condomínios são regidos pelas regras estabelecidas pelo Código Civil na Lei Federal nº 10.406/02, e pela Lei de condomínio (4.591/64)? Essas leis servem como respaldo para estabelecer as convenções de condomínios e os regimentos internos, no qual determinam as diversas condições de convivência, garantindo dessa forma uma moradia mais harmoniosa e organizada.
8- Economia.
Decidir morar em condomínios é de certa forma a escolha mais inteligente em diversos aspectos, principalmente porque oferece acesso a uma estrutura e também a serviços que seriam absurdamente caros se fossem em uma moradia individual.
O rateio de custos de manutenção, segurança e benfeitorias ajudam bastante a diminuir os gastos mensais, comparado a quem mora em uma casa. Se o condomínio for bem cuidado, ainda ajuda a valorizar o imóvel.
Se depois de ler esse artigo, você ficou com vontade de morar em um condomínio, venha conhecer o Top Club Residencial. Um condomínio clube completo, com apartamentos de 2/4, com suíte, e com toda a segurança que você e a sua família merecem. Venha aproveitar as vantagens de se morar no mais Top apartamento da Vila Canária.
Curtiu? Então preencha o formulário abaixo e faça agora mesmo uma simulação de financiamento.
Atualmente, não se pode usar mais de 30% do rendimento familiar para o pagamento das parcelas mensais e, dessa forma, a sua aprovação fica muito mais complicada quando existe um financiamento que chegue perto desse valor. Logo, se você já financiou outro bem, como um carro, por exemplo, pode estar com parte desse percentual comprometido.
Se você quiser entender melhor como funciona o financiamento e se a sua renda familiar está compatível com o valor do imóvel, você pode fazer uma simulação e ter uma assessoria grátis das condições de financiamento.
3 — Existem despesas extras?
Sim! Coloque todos os gastos na ponta do papel, pois além das despesas com a compra do imóvel, existem também alguns gastos iniciais que devem ser contabilizados, como a documentação. O valor da documentação varia em torno de 4% a 5% do valor do imóvel e envolve gastos como o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Intervivos (ITIV) e o registro no cartório.
4 — Como acertar na compra do meu imóvel?
Liste o que é importante para você. Lazer? Academia? Segurança?
Tamanho do apartamento? Existem muitas variáveis envolvidas no processo de compra de um imóvel. Para que você se sinta realizado com a sua compra, o ideal é que você compare as opções, avaliando cada ponto criteriosamente para depois decidir para o melhor.
Recentemente fizemos um Ebook que te ajuda nessa etapa do planejamento.
Nele listamos as mais importantes variáveis para você fazer sua pesquisa.
Essa pode ser a compra mais importante da sua vida e nunca pode ser feita por impulso. Baixe aqui o seu ebook. Um corretor também pode te ajudar bastante nessa etapa, tirando todas as suas dúvidas, te apresentando o decorado, fazendo simulações e explicando melhor todo o processo de financiamento.
5 — Quando identificar o melhor momento?
Alguns fatores da vida como a chegada de um filho, um casamento, etc. podem acelerar a decisão, mas o ideal é avaliar com calma para não tomar decisões precipitadas. A pandemia nos ensinou como é importante valorizarmos o nosso lar. Nunca foi tão importante vivermos em um lugar confortável, com lazer e segurança. Além disso, 2021 proporcionou uma oportunidade no mercado imobiliário, nunca estivemos com renda, preço e condições de financiamento tão acessíveis. Mas, muitas vezes somos seduzidos por iscas promocionais e acabamos não avaliando o todo. Por isso, esse planejamento é tão importante e deve ser feito com seriedade por todos os membros da família.
Você pode começar a sua jornada de compra com antecedência e ir se preparando aos poucos para essa grande decisão. Algumas perguntinhas podem te ajudar a identificar esse momento:
— Você possui uma estabilidade financeira para comprar um imóvel?
— A sua família está disposta a fazer essa mudança? — Você está satisfeito com a sua moradia atual?
— Você entende a importância de um imóvel próprio para a construção do patrimônio familiar?
Espero que a gente tenha te ajudado a dar o primeiro passo para o seu grande sonho. Inclua o Top Club Residencial no seu planejamento e veja por que só o Top é Top!