Há momentos em que alugar pode ser uma opção melhor do que comprar um imóvel. Por exemplo, se você está se mudando para uma nova área com pressa, pode ser aconselhável encontrar um imóvel para alugar e conhecer a nova área antes de se comprometer a comprar uma casa própria em um lugar que ainda não conhece. Alugar também pode ser uma opção melhor quando você tem certeza de que não ficará em um lugar por muito tempo. Além dessas situações, no entanto, comprar um imóvel costuma ser uma escolha mais inteligente. Leia esse blog post e entenda por que a casa própria é mais econômica e funcional do que o aluguel.
1. Você tem um investimento financeiro sólido
Para a maioria das pessoas, a casa própria é um de seus maiores investimentos financeiros e representa uma grande parte de seu patrimônio líquido geral. Portanto, no final de seu financiamento de 15 ou 30 anos, você terá um imóvel livre e desobstruída e (espero) aumentará de valor ao longo do tempo. Nesse ponto, se você decidir vender o imóvel, poderá obter um lucro que poderá comprar outro bem. Como locatário, você não constrói patrimônio a longo prazo e, se sair, não obtém lucros.
2. Você pode criar raízes
Possuir um imóvel pode ser empoderador e emocionalmente gratificante. O dinheiro que você gasta no financiamento todos os meses e na melhoria de sua casa gera um benefício de investimento de longo prazo para você, em vez de um proprietário. Quando você aluga um imóvel, você não recebe nenhum patrimônio pelo seu investimento e não tem o orgulho de chamar sua casa de sua. Diga adeus às paredes neutras e ao tapete feio. Quando sua casa pertence a você, você pode se divertir fazendo cada parte dela se adequar ao seu estilo.
3. Você tem liberdade criativa para reformar e decorar
Como inquilino, você precisa obter permissão se quiser pintar os armários da cozinha ou trocar paredes de lugar. Mesmo se você quiser fazer benfeitorias, você precisa obter aprovação. O proprietário pode concordar com as melhorias que você deseja fazer, mas você só se beneficiará enquanto morar lá. Nesse sentido, é muito mais inteligente comprar um imóvel e investir no que é seu. Quaisquer melhorias realizadas, equivalem a investimentos de longo prazo. Quaisquer melhorias que você fizer na casa de outra pessoa oferecem ganhos de muito curto prazo para você, mas benefícios de longo prazo para o proprietário.
4. Você não tem controle sobre os aumentos anuais de aluguel
Os aluguéis aumentam anualmente e geralmente são fixados em por índices; independentes da inflação. Se você esperar o momento perfeito para comprar, pode esperar para sempre. Não fique de fora do mercado imobiliário porque está preocupado com o futuro; sua preocupação é a melhor razão para entrar no mercado. É preciso ter cuidado para não ficar com muito medo por causa de questões políticas ou econômicas temporárias. A propriedade sempre dará bons retornos a longo prazo.
5. O imóvel que você está alugando pode ser vendido
O aluguel é inseguro por sua própria natureza. Pode ser estressante quando você espera que seu aluguel seja renovado, mas, em vez disso, recebe um ou dois meses de aviso de que precisa fazer as malas e encontrar um lugar novo. E nem todas as relações inquilino-proprietário são amigáveis. Se você entrar em um desentendimento, poderá ver sua “segurança” ameaçada e poderá até enfrentar um processo de despejo se você e seu proprietário estiverem em uma disputa séria.
Esses são alguns dos motivos que fazem da compra de um imóvel o sonho de muitos brasileiros. Se você está pensando em dar esse passo, não deixe de conhecer o Top Club Residencial, um empreendimento completo, que cabe no seu bolso. Preencha o formulário abaixo e faça hoje mesmo uma simulação!